Os benefícios do filtro de areia para piscinas

Os benefícios do filtro de areia para piscinas

Os filtros de areia para piscinas limpam a piscina e são um sistema bem popular. A água da piscina é bombeada pelo sistema e a areia do filtro retém qualquer sujeira e detritos, purificando e limpando a água antes de devolvê-la à piscina. Embora esse sistema de filtragem seja simples, é extremamente eficaz. A areia usada dentro do filtro possui diferentes tamanhos de fragmentos para garantir a retenção de pequenas partículas de sujeira e detritos, quanto mais a areia estiver compactada dentro do filtro, mais eficiente será a operação. O processo de limpeza retém detritos e partículas maiores de sujeira conforme a água da piscina passa pelo tanque de areia. Sendo assim, as impurezas são retidas e a água, filtrada, se torna mais limpa.

Veja mais aqui.

A limpeza do filtro de areia

A fim de contar com uma areia sempre limpa, o filtro precisa ser lavado em retrolavagem. Este processo, que pode ser manual ou automático, consiste na reversão do fluxo de água através da areia. Assim, tanto os detritos quanto as partículas existentes são coletadas e, posteriormente, removidas.

A manutenção do filtro de areia

A manutenção consiste basicamente na limpeza, que você já sabe como realizar, e a troca da areia. Você pode utilizar a areia do filtro por um período entre cinco e sete anos. No entanto, é comum que haja substituição diante da formação de grumos de areia no tanque. Nesses casos, você pode mergulhar a areia em um limpador de filtro, a fim de renovar e durar mais alguns anos até o fim de sua vida útil, quando recomenda-se a troca.

Capacidades dos filtros de areia e as dimensões das piscinas

Para conhecer o tamanho do filtro de areia, é preciso considerar as dimensões da piscina. Piscinas com capacidade de até 20.000 galões costumam exigir um filtro com 24 polegadas de diâmetro. Piscinas com mais de 50.000 galões, por sua vez, requerem um filtro de 36 polegadas de diâmetro. Considerando o tamanho da piscina, você pode optar por equipamentos maiores, mas nunca menores. Assim, é possível evitar a sobrecarga do sistema.

Filtro de areia e tipos de piscinas

De forma geral, você pode usar o filtro de areia para piscinas inground. Neste sentido, elas podem ser de fibra de vidro, concreto, forro de vinil e mesmo pré-fabricadas, como as de contêiner.

Você também pode usar em piscinas acima do solo. Via de regra, o que define o bom funcionamento é a correspondência entre sua capacidade e as dimensões da piscina.

Há mais de 20 anos, a Light Tech oferece produtos que proporcionam segurança, conforto e lazer no que diz respeito a piscinas. Para obter mais informações sobre soluções de tratamento de piscina Light Tech entre em contato conosco!

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?