O cloro é um elemento amplamente utilizado para limpeza e manutenção de uma piscina. Ele provoca uma reação química capaz de eliminar algas, fungos e bactérias que estejam presentes na água. Desta forma, o uso de cloro ajuda a evitar doenças como a micose, por exemplo.
No entanto, muitos frequentadores de piscina podem sentir mal estar nos olhos e até mesmo ressecamento da pele e dos cabelos. Mas, afinal, como você protege os seus fios do efeito do cloro? Confira nossas dicas:
1. Utilize água limpa antes e após entrar na piscina:
Antes e depois de nadar, utilize a água do chuveiro para molhar os cabelos. Os fios são altamente absorventes e absorvem líquidos como uma espécie de esponja. Por isso, permita que o primeiro contato dos seus cabelos seja com a água limpa, do chuveiro, ao invés da clorada, da piscina. Da mesma forma, é importante evitar que o cabelo seque com cloro. Por isso, recomenda-se enxaguar os fios após o mergulho.
2. Aplique óleos naturais nos fios:
Os óleos concedem uma camada protetora aos cabelos. Assim, o cloro não entra em contato diretamente com o óleo natural que protege os fios. O óleo de coco, rico em ácidos graxos, pode ajudar na proteção e na hidratação dos cabelos e do couro cabeludo.
3. Mantenha seu organismo hidratado:
A hidratação é um dos maiores cuidados que podemos ter com o nosso corpo, e ela é refletida até mesmo nos cabelos. O cloro, assim como as altas temperaturas e o sal da água do mar podem danificar os cabelos e prejudicar o funcionamento do organismo como um todo. Por isso, invista na ingestão regular de líquidos, como a água mineral, a de coco e os sucos naturais.
4. Utilize um xampu antirresíduos:
O xampu antirresíduos promove uma limpeza profunda do cabelo. Por isso, ele é um aliado na remoção do excesso de cloro e de outros elementos que possam estar acumulados nos fios. No entanto, ele deve ser utilizado apenas uma vez por semana. Para evitar o ressecamento, opte por uma máscara hidratante ou leave-in.
5. Mantenha os níveis de cloro controlados:
A fim de manter o equilíbrio químico, o cloro utilizado deve ser específico para piscinas. Os produtos disponíveis no mercado possuem diversas concentrações e cada uma requer uma aplicação particular. Por isso, esteja atento às recomendações do produto escolhido.
Qualquer elemento químico deve ser utilizado de forma adequada, evitando, assim, efeitos indesejados. Para manter os níveis de cloro controlados, utilize kits de testes. Eles permitem o monitoramento da alcalinidade, do pH e do cloro livre. Ou então, faça uso de outros tipos de tratamentos, como por exemplo, Gerador de Cloro Salino ou Gerador de Ozônio.
A Light Tech conta com uma equipe capacitada e qualificada, sempre disponível a orientar e auxiliar nossos clientes. Entre em contato conosco e saiba mais sobre a utilização correta do cloro para limpeza da sua piscina.
Aproveite nossas dicas da relação entre o cabelos e cloro e curta sua piscina todos os dias! Seus cabelos agradecem!