peneira de piscina limpando - equipamentos e acessórios de piscina

Erros que podem danificar os equipamentos da piscina

A manutenção da piscina e dos equipamentos da piscina pode parecer uma tarefa fácil, mas ela requer técnicas e ferramentas adequadas para sua realização. Muitos proprietários se arriscam a realizar essa função por conta própria e, por isso, podem acabar cometendo danos, ou ainda, potencializar um problema menor.

Esses erros de uso, por sua vez, podem ser prejudiciais aos equipamentos da piscina, como motobomba e filtro. Maus hábitos podem reduzir a durabilidade dessas ferramentas, tornando muito importante conhecer algumas práticas para proteção dos equipamentos.

Quais erros podem danificar os equipamentos da piscina?

1. Deixar de limpar o filtro:

Você sabia que a casa de máquinas também precisa de manutenção? Aspirar o fundo da piscina é um passo importante na limpeza e é preciso também limpar o filtro da bomba frequentemente. O acúmulo de sujeira no filtro pode fazer com que a motobomba funcione com uma pressão maior, o que pode sobrecarregar e queimar o motor. Os prejuízos podem ser sentidos tanto nos danos causados aos equipamentos da piscina quanto no aumento do consumo de energia elétrica.

2. Utilizar cloro concentrado de forma equivocada:

Adicionar cloro concentrado diretamente na água da piscina pode deformar e descolorir o vinil de piscinas feitas desse material.  A área afetada, então, torna-se mais frágil, podendo originar vazamentos. Manchas em roupas de banho também são danos comuns quando cometemos este erro.

Para evitar esta situação, basta dissolver o produto em água, como em um balde, por exemplo, e, então, despejá-lo na piscina. Não se esqueça: para manusear cloro concentrado, esteja equipado com máscara química, óculos de proteção e luvas apropriadas.

3. Não checar os níveis de alcalinidade e de pH:

Sabemos que o ideal é manter o pH da piscina equilibrado, por isso que o primeiro passo é corrigir a alcalinidade. Isso pode equilibrar o pH automaticamente, e, caso isso não ocorra, será preciso ajustar o pH. A acidez da água, apesar de facilitar o combate a algas, pode danificar equipamentos da piscina. Entre eles estão filtro, motobomba, aquecedor, robô de limpeza, capa térmica e revestimento em vinil.

Para evitar problemas relacionados ao pH da água, é preciso testá-la regularmente. Os estojos de teste são eficientes, indicando a necessidade de utilizar produtos químicos como um elevador de pH. A medição contínua permite que a alcalinidade da água se mantenha em níveis ideais.

4. Filtrar a água da piscina por um tempo menor do que o recomendado:

Você sabia que o sistema de filtragem deve ser executado por pelo menos oito horas por dia? Isso garante uma maior eficácia na eliminação de sujidades e contaminantes. Mas fique atento: o período de execução da filtragem da água pode variar conforme o tamanho da sua piscina!

Não ligar a bomba durante a filtragem, por sua vez, pode danificar equipamentos como aquecedor, filtro e clorador.

Existem muitos outros erros que podem danificar os equipamentos da piscina. No entanto, você pode evitar ao realizar a manutenção e medição de forma adequada. Além de poupar danos aos equipamentos, estas medidas protegem a saúde dos usuários da piscina e sua estrutura. Quer saber mais sobre como evitar erros que podem danificar os equipamentos da piscina?

Fale conosco!

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?