equilibrio químico e limpeza de piscina

Cuidados básicos para tratamento e limpeza da sua piscina

Manter o equilíbrio químico da piscina requer uma série de ajustes e produtos específicos, no entanto, cuidados básicos também podem evitar situações que podem colocar tanto a saúde dos usuários quanto a estrutura da piscina em risco. Além disso, o equilíbrio químico é capaz de conferir beleza e limpeza a este ambiente tão especial. 

Pensando nisso, elaboramos cinco dicas imperdíveis de equilíbrio químico para sua piscina! Confira a seguir:

1. Filtre a água regularmente:

Ao filtrar a água por algumas horas do dia, é possível reter resíduos e tornar a água mais limpa. No entanto, a duração poderá variar conforme o tamanho da piscina e você pode adicionar alguns produtos para melhorar a capacidade de filtração. Da mesma forma, a bomba precisa ser utilizada conforme a recomendação do fabricante.

2. Use e abuse dos filtros de teste para monitorar a química da água da piscina:

Você sabia que baixos níveis de pH aliados à baixa alcalinidade prejudicam a qualidade da água? Ela se torna ácida e sua capacidade corrosiva é aumentada, podendo danificar superfícies e equipamentos da piscina. Nesses casos, banhistas também podem sofrer irritações nos olhos e na pele.

Já altos níveis de pH combinados com excesso de cálcio podem deixar a água turva e favorecem o desenvolvimento de incrustações de cálcio. Além disso, deixa a linha da água com um aspecto feio, isso também pode prejudicar o encanamento da motobomba e danificar a casa de máquinas.

O kit de testes vai monitorar a química da água da piscina: alcalinidade, pH e cloro livre. Ele ajuda a decidir pelo melhor e mais adequado tratamento diante da qualidade da água.

equilibrio químico e limpeza de piscina

3. Tratamento adequado com cloro:

Para combater algas, fungos e bactérias, é ideal que você mantenha sua piscina clorada. Por isso, este é um passo importante mesmo quando a piscina não está sendo utilizada com muita frequência. 

O cloro específico para piscinas mantém o equilíbrio químico. Cada um requer uma aplicação particular e é importante estar atento às recomendações do produto escolhido. 

4. Cuide da limpeza das bordas da piscina:

Existem produtos específicos para limpeza das bordas da piscina, locais nos quais resíduos como óleos e demais sujeiras costumam estar depositados. Esse é um passo tão importante para o equilíbrio químico de uma piscina quanto a limpeza da água em si. Busque produtos com ação detergente e esteja atento à aplicação em diferentes materiais: azulejo, fibra ou vinil. 

5. Apostas na boa e velha lona para evitar a contaminação da água da piscina:

Se você vai passar um período sem utilizar a piscina, por que não cobri-la? Experimente utilizar lonas ou capas durante o inverno, por exemplo. Elas servem como uma barreira física contra sujeiras provocadas por animais, plantas e demais resíduos. Sendo assim, as lonas impedem que matérias orgânicas entrem em contato com a piscina. 

Para evitar o acúmulo de água de chuva na lona, é importante que esta esteja bem esticada e adequadamente fixada.

A Light Tech tem diversos produtos para manter o equilíbrio químico da piscina. Se você quer mais dicas sobre limpeza, embelezamento e como deixar a água da sua piscina cristalina, entre em contato conosco!

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?