Natação: boa para o corpo e para a mente

Natação: boa para o corpo e para a mente

Quando pensamos em passar um tempo na piscina, podemos pensar em momentos de diversão e relaxamento. No entanto, a piscina é um ambiente tão versátil que permite também a prática de atividades físicas como a natação.

Quais são os benefícios da natação?

1. Exercita o corpo inteiro:

A natação ajuda a movimentar quase todos os músculos do seu corpo. Por isso, ela ajuda no desenvolvimento da força e melhora a flexibilidade.

2. Mantém os sinais vitais saudáveis:

A natação é o melhor exercício para melhorar sua resistência cardiovascular. Ela ajuda a manter tanto a quantidade de açúcar no sangue quanto a pressão arterial em níveis ideais.

3. Ajuda a perder peso:

A natação ajuda a queimar calorias e a perder os quilos extras. Isto acontece durante e também após o exercício, pois ele ajuda a estimular o metabolismo, queimando calorias por mais tempo. Em média, de 500 a 600 calorias são gastas a cada hora de prática intensa. Quando praticada de forma moderada, pode proporcionar a perda de 300 a 400 calorias.

4. Elimina o estresse:

A prática de exercícios na água ajuda a desintoxicar e relaxar a mente, não só reduz o estresse, bem como melhora o raciocínio. Ao movimentar o corpo, a natação aumenta a capacidade lógica e facilita a memorização.

5. Melhora a circulação sanguínea:

Ao melhorar a circulação sanguínea, a natação facilita o transporte de nutrientes e oxigênio por todo o organismo. Isso ajuda a reduzir problemas cardíacos e circulatórios, por exemplo.

6. Melhora a respiração:

Uns dos músculos estimulados durante a natação são os da parede torácica. Da fato, seu fortalecimento permite uma maior contração e expansão do pulmão.

7. Aumenta o sentimento de felicidade:

Pular em uma piscina, seja a da sua casa, de um hotel ou de um clube de campo, aumenta o sentimento de felicidade. Ao liberar endorfina, a natação ajuda a melhorar a autoestima e eleva a autoconfiança. Como resultado, há melhora tanto das relações interpessoais quanto do bem-estar. Utilizar a piscina é um ato de celebração à vida. Mais celebrações, por favor!

8. Natação: quais cuidados devem ser tomados?

Mesmo trazendo muitos benefícios, a prática da natação requer algumas medidas de precaução, principalmente no que diz respeito a evitar excessos. Esse tipo de cuidado é necessário para evitar efeitos contrários, como lesões. Estas podem ser causadas pela prática excessiva ou em alta intensidade. Da mesma forma, praticar natação sem técnica ou com métodos equivocados também pode ser prejudicial, assim como nadar diante de algum problema muscular. 

Por que praticar natação na minha piscina?

A natação traz benefícios além do lazer, sendo benéfica para o corpo e para a mente em vários aspectos. Apesar de ser uma atividade aeróbica de baixo impacto, ela movimenta quase todos os músculos do corpo humano. Além disso, ela requer concentração a fim de executar a respiração corretamente e manter o ritmo do nado.

E aí? Se empolgou? Conheça nossos produtos para piscinas maravilhosas

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?