Você sabia que existem cerca de 2,5 milhões de piscinas no Brasil? Isso inclui piscinas de todos os tipos, mesmo as particulares e as públicas. Para manter a saúde, o bem-estar e a segurança de tantos usuários, é imprescindível investir na limpeza do ambiente. Assim, a água das piscinas será saudável, cristalina e adequada.
Como é o processo de limpeza de piscinas?
O processo de manutenção, limpeza e tratamento de piscinas funciona em etapas. Eles requerem o uso de equipamentos e produtos químicos adequados:
- Aspirador: ajuda a remover as impurezas da piscina, são detritos que passam pela peneira e se instalam no fundo da piscina. Atualmente existem modelos compactos e igualmente eficientes. Você pode utilizar para limpeza de piscinas de vinil, fibra e alvenaria.
- Filtro de areia: usa areia para remover as partículas de detritos pequenas da água da piscina, assim como aumenta a eficiência do tratamento químico. Funciona juntamente com as motobombas para que a água seja filtrada.
- Cloradores: acessórios flutuadores utilizados na distribuição de cloro, mantendo-a tratada. Bem como, otimizam a limpeza e a homogeneização do cloro na água da piscina.
- Gerador de Ozônio e Cloro: formam uma equipe perfeita. O Ozônio elimina rapidamente tanto bactérias quanto vírus, além de algas e fungos, porém ainda é necessário o uso de uma pequena quantidade de cloro para prolongar a proteção e desinfecção gerada pelo ozônio e manter a água limpa e clara.
Estes e outros passos ajudam a garantir o alto padrão da qualidade da água e a segurança e o bem-estar de seus usuários.
Limpeza de piscinas: o que deve ser incluído no processo?
Além de cuidar dos aspectos físicos e químicos da água, é preciso estar atento a outros detalhes. As bordas, as paredes e o fundo da piscina também devem receber cuidados especiais, assim como a casa de máquinas.
Equipamentos e acessórios devem receber a manutenção correta. Também deve haver peneiração da superfície, aspiração e retrolavagem do filtro. Além disso, você pode utilizar uma capa de proteção para cobrir e ajudar a manter a piscina limpa.
Já no que se refere ao tratamento químico, deve haver medição e correção do PH, da alcalinidade e desinfecção ou cloração, entre outros aspectos.
Os produtos de limpeza devem ser armazenados em lugar arejado, protegido, sem umidade e fora do alcance de crianças. Também é preciso considerar a separação dos produtos para evitar a incompatibilidade química. É importante ressaltar este aspecto já que pode pôr em risco a segurança, o bem-estar e a saúde do responsável pela limpeza da piscina e também dos seus usuários.
Com que frequência devo realizar a limpeza de piscinas?
Este prazo varia conforme o tamanho e a frequência de uso da piscina. Em média, recomenda-se a limpeza desse ambiente de 2 a 3 vezes por semana. Assim sendo, é importante analisar a existência de árvores e plantas em torno da piscina.
Quer garantir o conforto e a saúde da sua piscina? A Light Tech tem soluções para manter a qualidade da água em patamares seguros. Temos as melhores soluções para transformar a sua piscina numa luxuosa área de saúde e relaxamento. Fale conosco e saiba mais!