casa com piscina iluminada e decorada

Conheça os diferentes tipos de iluminação para piscina

Iluminação para Piscinas

A piscina pode ser um dos ambientes mais aconchegantes de uma casa ou de um condomínio. Em um clube, este é um dos lugares mais procurados pelos frequentadores. Além de torná-lo mais seguro, as iluminações para piscinas tem um papel essencial no destaque deste local tão especial.

Atualmente, contamos com alguns tipos variados de iluminação para piscinas. Eles se diferenciam em relação à durabilidade, à segurança e ao custo-benefício. Conheça mais sobre eles a seguir:

Iluminação com Leds:

A iluminação com luminária de Led é uma das queridinhas do momento. Ela pode ser um pouco mais cara quando comparada a outros tipos de iluminações para piscinas, mas oferece bastante durabilidade. Outro ponto positivo da iluminação com de Leds é seu baixo consumo de energia elétrica, gerando economia na conta de luz.

A iluminação com Led é um dos método muito seguro, pois utiliza baixa tensão. Por isso, os riscos de haver curtos-circuitos é muito baixo. Outro benefício desta é a possibilidade de escolher uma de várias programações de cores. Sendo assim, você pode optar por piscina cor azul, verde, branca, amarela, variando as cores, strobo (pisca rápido), etc. A indicação é que sejam instaladas na parede da piscina entre 30 a 40 cm da borda, submerso e do lado contrário de onde você vai apreciar a iluminação. Pois não esqueça: o bonito é ver o efeito da iluminação e não ficar olhando aos pontos iluminados na parede. O acionamento pode ser através de um interruptor, pelo controle remoto ou se preferir, pelo celular através de um APP. Já os jatos coloridos permitem a iluminação de um arco de água corrente.
O número de luminária varia conforme o tamanho e o formato da piscina, portanto, fique de olho na necessidade do seu ambiente!

Iluminação com fibra ótica:

Diferente da iluminação para piscina com luminária de Leds, a fibra ótica não conduz eletricidade, tampouco calor. Isso faz com que ela seja totalmente segura no que se refere a choques elétricos.
Você pode instalar como endlight ou sidelight. O primeiro é uma iluminação pontual e seu efeito é semelhante ao spot de Leds: submerso, iluminando a água diretamente. Já o sidelight consiste em um feixe de fibras óticas instalado nas laterais da piscina. Dessa forma, a iluminação concentrada na borda da piscina destaca seu formato.

Uma das exigências deste tipo de iluminações para piscinas é que o revestimento interno da piscina deve ser claro. Isso é necessário para gerar mais luminosidade.
O custo é bem elevado, pois se considerada o metro linear de fibra. No entanto, seu efeito, quando comparado a outros tipos de iluminação, deixa a desejar.

Qual modelo escolher?

Para escolha do modelo de iluminação para piscina mais adequado é preciso ter alguns pontos em mente. Você deve considerar o objetivo da iluminação, o formato e a cor da piscina, pois um revestimento escuro, por exemplo, irá refletir menos luz. Para isso, reflita sobre aspectos como: a iluminação deverá ser mais clássica, moderna ou festiva? Quero luzes coloridas ou brancas?

Já sabe qual tipo de iluminação mais combina com a sua piscina? Qual atende melhor seus objetivos? Entre em contato conosco e saiba mais! A Light Tech pode fazer com que sua área se torne ainda mais aconchegante e segura!

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?